Eloi Palma Filho, ex-presidente do CBT, destaca a relevância das discussões que o 6º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas e o Seminário Internacional “Latin American Tunnelling Seminar” (LAT 25) irão promover, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade das obras subterrâneas. Ele ressalta que, em termos ambientais, elas são frequentemente vistas como soluções verdes por minimizarem os impactos à superfície.
Segundo o engenheiro, o evento será uma oportunidade de debater como a engenharia subterrânea pode continuar a evoluir e adaptar-se às demandas da sociedade contemporânea, garantindo que os projetos de infraestrutura sejam mais resilientes e menos invasivos.
Marcado para março de 2025, o 6º CBT reunirá líderes da indústria, acadêmicos e especialistas para discutir os mais recentes avanços e práticas no campo. A conferência abordará temas desde o planejamento e práticas contratuais até a manutenção e monitoramento das estruturas subterrâneas.
Confira a seguir a entrevista com Eloi Palma Filho e suas expectativas para o congresso.
Sobre o 6º CBT
“O evento servirá como uma plataforma para discutir práticas contratuais e planejamento de obras. É uma oportunidade única para conversarmos sobre a resiliência e a adoção de métodos de construção que evitem impactos ambientais significativos, como cortes e encostas altas. O congresso abordará não apenas o projeto e a execução de obras subterrâneas, mas também suas fases preliminares e o pós-obra, incluindo manutenção e acompanhamento ao longo de toda a vida útil dos ativos.”
Contribuição ambiental das obras subterrâneas
“As obras subterrâneas são consideradas “obras verdes” por reduzirem distâncias de transporte e levarem o tráfego para ambientes subterrâneos, diminuindo o impacto ambiental. Comparando com a duplicação de rodovias ou ferrovias em superfície, as obras subterrâneas apresentam impactos ambientais menores, necessitando apenas de áreas isoladas para a construção. Além dos benefícios em relação ao custo de transporte, a construção subterrânea é vista como menos impactante do que construções superficiais.”
Obras em andamento
“Atualmente, o Brasil apresenta um ritmo firme de execução de túneis, especialmente em São Paulo com as linhas do Metrô. Outras obras notáveis incluem o túnel imerso Santos-Guarujá e projetos similares em Navegantes e Itajaí. Com o aumento da necessidade de ampliação da capacidade de rodovias e ferrovias, os túneis estão sendo cada vez mais considerados soluções viáveis do ponto de vista de engenharia, econômico e ambiental.”
Expectativas para o 6º CBT
“Após o sucesso do 5º CBT, realizado em dezembro de 2021 durante a pandemia, há uma expectativa de maior participação de público e empresas no próximo evento, devido ao crescente movimento de obras subterrâneas. O congresso promete ser um evento ampliado tanto em aspectos técnico-científicos quanto comerciais, apoiado por uma feira que acontece em paralelo ao congresso.”