“O momento atual é bastante próspero para a indústria tuneleira no Brasil”, sustenta André Assis, ex-presidente do CBT e da ITA (Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo) e presidente do 6º CBT/LAT25. Ele cita como exemplo o Metrô de São Paulo, que está em fase avançada de expansão, com projetos de novas linhas e a expansão de outras já existentes. Aponta também as duplicações rodoviárias que têm optado cada vez mais por túneis. Lembra ainda a conclusão de obras importantes como o anel de Florianópolis e o início de construção de um dos mais expressivos túneis imersos em termos mundiais, que irá fazer a ligação por terra entre Santos e Guarujá, no litoral paulista.
O 6º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas ocorrerá em março de 2025, em São Paulo. O congresso, organizado pelo CBT, reunirá os principais especialistas, acadêmicos e profissionais da indústria para discutir inovações, tecnologias e práticas sustentáveis em engenharia subterrânea. Com uma expectativa de alta participação, o congresso servirá como uma plataforma fundamental para trocas de conhecimento e avanços no setor.
Em preparação o presidente do evento André Assis, ex-presidente do CBT e da ITA, compartilha suas perspectivas sobre os avanços recentes no setor e as expectativas para o congresso.
Preparação para o 6º CBT
“Este evento é particularmente especial, pois reúne a comunidade tuneleira do país, incluindo academia, projetistas, construtores, empresas de serviços especiais e proprietários de obras. É uma celebração da nossa comunidade, atraindo de 400 a 600 pessoas. São três dias intensos de atividades, e para o próximo ano, esperamos um evento ainda mais significativo, considerando a superação do período de pandemia e o sucesso do 5º CBT realizado ainda neste período.”
Crescimento da indústria tuneleira no Brasil
“O momento atual é bastante próspero para a indústria tuneleira no Brasil. O Metrô de São Paulo está em uma fase avançada de expansão, com novas linhas sendo estendidas significativamente. A indústria das duplicações rodoviárias tem optado cada vez mais por túneis, finalizando obras como o anel de Florianópolis e iniciando a construção de um dos mais expressivos túneis imersos no Brasil, entre Santos e Guarujá.”
Inovações e tecnologia
“O evento abordará temas convencionais de congressos de túneis, bem como novas e relevantes temáticas. A indústria tuneleira internacional está focada em inovações, incluindo o uso de inteligência artificial para auxiliar na tomada de decisões e no controle de máquinas escavadoras. Discutiremos a automação para reduzir a presença humana em ambientes subterrâneos considerados de risco, integrando tecnologias como o projeto BIM e a digitalização.”
Sustentabilidade e impacto ambiental
“Outro assunto muito importante é a descarbonização da indústria, já pensando em uma indústria ambientalmente mais amigável. Discutiremos inovações como o uso de concreto sem cimento, que reduz significativamente a pegada de carbono da produção de cimento. O congresso apresentará novos produtos com menor impacto ambiental, refletindo os avanços em sustentabilidade na indústria tuneleira.”
Convite ao evento
“Tenho certeza de que será um congresso muito impactante, de grande interação naquilo que a gente faz nas obras brasileiras, aquilo que a gente vê sendo feito lá fora, trazendo inovações e interação com o mercado externo, em prol sempre de uma indústria tuneleira cada vez mais segura e que com menor impacto ambiental. Convido todos a nos encontrar em março do ano que vem, em São Paulo, para o 6º Congresso Brasileiro de Túneis.”
Confira a entrevista em vídeo com André Assis: