Na apresentação, o geotécnico explicou o método ADECO-RS que aborda um conceito alternativo em escavações convencionais de túneis, respeitando os prazos e custos das obras
Realizado no dia 01/07, o último CBTym Talks teve a participação do engenheiro Marcello Musarra, que compartilhou as experiências que teve durante sua especialização em túneis na Politecnico di Milano. O engenheiro também explicou sobre o Método ADECO-RS. O bate-papo foi moderado pelo presidente do CBT YM, Fernando Abreu, e Alex La Flor, vice-presidente. A transmissão ao vivo foi realizada no canal do grupo de jovens tuneleiros no Youtube.
Em sua apresentação, Marcello incentivou que os jovens engenheiros interessados em túneis cursassem o mestrado de segundo nível na universidade da Itália. Segundo Musarra, o curso proporciona aprendizado com profissionais de alto-nível mundial e gama de materiais na parte técnica, construtiva, teórica e prática, além de realizar visitas técnicas.
Durante a segunda fase do mestrado, Marcello desenvolveu sua tese na Rocksoil, empresa com mais de 50 anos em projetos de túneis e fundada pelo Professor Pietro Lunardi, criador e desenvolvedor do método ADECO-RS.
Para falar sobre o Método ADECO-RS, Marcello explicou que ele é divido em dois momentos bem marcantes: o de projeto e o da construção. Isso evita o hábito do passado de projetar um túnel durante a sua construção. O processo tem por objetivo respeitar os prazos e os custos das obras, em qualquer tipo de terreno e situação de tensão-deformação.
Entre as diversas vantagens que o ADECO-RS fornece, Musarra citou a redução da mão-de-obra na frente, a segurança em fase de construção, as produções industriais e o respeito aos prazos e custos previstos.
Assista à gravação completa da live, e entenda melhor o método ADECO-RS:
Imagem: scanrail/iStock.com